DOUTORADO - 15/04/2014

Emília Silberstein/UnB Agência

Professor financia pesquisa sobre mandioca

Nagib Nassar decidiu antecipar a concessão de bolsa de pós-graduação para o segundo semestre deste ano. Valor do benefício será de R$12 mil
Ádlia Tavares - Da Secretaria de Comunicação da UnB

Incentivar a formação de um quadro de cientistas qualificados para desenvolver pesquisas sobre mandioca é o que pretende o professor Nagib Nassar, coordenador do Laboratório de Melhoramento Genético da Mandioca da UnB. O professor anunciou na última quarta-feira (14) que irá financiar bolsa de doutorado a partir do próximo semestre. Nagib é professor do programa de pós-graduação em Botânica (PPG-BOT) da UnB.

“Uma atitude que só tem que ser elogiada”, define Luiz Alfredo Rodrigues Pereira, coordenador do PPG-BOT. De acordo com o professor, o estudante que tem interesse em concorrer à bolsa paga por Nagib Nassar deve, inicialmente, realizar a seleção do programa, que já tem edital aberto, com período de inscrições até 19 de maio.

O valor do benefício financiado por Nagib será de R$ 12 mil, dividido ao longo de 12 meses de pesquisas, e deverá ser pago trimestralmente. A princípio o professor deve financiar o projeto de um único doutorando, mas o objetivo é utilizar todo o valor arrecadado com o prêmio da Fundação do Kuwait para o Avanço das Ciências – no valor de 100 mil dólares (cerca de R$ 250 mil) – na formação de um quadro de pesquisadores.

O prêmio será recebido somente no final deste ano, mas Nagib decidiu por antecipar seu projeto. “Vou usar minha própria poupança para financiar a bolsa que planejei”, afirma. O estudante beneficiado com o patrocínio deve prestar contas de seu desempenho acadêmico ao programa e ao professor. “Cada trimestre será avaliado. O bolsista deve cumprir o cronograma do projeto e passar nas disciplinas ao menos com MS”, pontua.