imagem panoramica

Tipos de Extensão


Atualmente, existem cinco modalidades diferentes de atividades de extensão. Elas podem ser classificadas como:

Cursos de Extensão: são aqueles ministrados na Universidade de Brasília (UnB) que respondem a demandas não atendidas pela atividade regular do ensino formal de graduação ou de pós-graduação. Esses cursos podem ser predominantemente presenciais, a distância ou via rede. Els podem, ainda, utilizar uma combinação de todas essas metodologias. Os cursos com carga horária entre 10 e 29 horas são chamados Minicursos.

Eventos: são atividades de curta duração como palestras, seminários, exposições, congressos, entre outras, que contribuem para a disseminação do conhecimento. Destacam-se os Eventos Regulares, cuja recorrência permite que esses sejam programados a cada ano.

Projetos de Extensão de Ação Contínua: têm como objetivos o desenvolvimento de comunidades, a integração social e a integração com instituições de ensino. São projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo, podendo ser renovados no ano seguinte, mediante solicitação encaminhada à Câmara de Extensão (CEX).

Programas Especiais: compreendem atividades de duração determinada que inicialmente não se enquadram na estrutura básica do Decanato de Extensão (DEX). São criados mediante proposta do DEX aprovada pela CEX.

Programas Permanentes: são empreendimentos que se caracterizam por uma organização estável e por disponibilizar a divulgação científica, artística e cultural.