imagem panoramica

Infraestrutura de apoio ao aluno


Bolsas de Estudo Agência Fundação CAPES - A UnB mantém convênio com a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Fundação Capes) do Ministério da Educação (MEC) para a concessão de bolsas de estudo a estudantes, técnicos administrativos e docentes nos níveis de Mestrado e Doutorado. Os programas são gerenciados pelo Decanato de Pesquisa e Pós-graduação, responsável pelo contato com a Fundação CAPES e pela coordenação da sua execução no âmbito da Universidade.

Programa Demanda Social (DS) - Voltado a estudantes de mestrado e doutorado, sem vínculo empregatício na região metropolitana em que participam dos cursos. Os programas de pós-graduação contemplados são recomendados pela CAPES com base nos resultados de avaliação realizado pelo órgão e no número de alunos titulados. As bolsas de mestrado têm duração de 24 meses e as de doutorado, 48 meses. Além das mensalidades das bolsas de estudo, os estudantes têm direito ao auxílio-tese, correspondente a uma mensalidade.

Programa de Doutorado no Brasil com Estágio no Exterior (PDEE) – Estimula a vinculação dos programas nacionais e de seu corpo docente com seus pares no exterior, visando ao fortalecimento dos programas de doutorado no país e promovendo o intercâmbio com instituições congêneres no âmbito internacional. Os programas da Capes avaliados com conceito acima de 4 têm direito a uma cota anual de bolsa de estudo institucional. Há também a possibilidade de os candidatos concorrerem a bolsas de estudo diretamente na Capes ou no CNPq, através de formulários específicos. Neste caso, a seleção é feita pelos comitês assessores das respectivas agências de fomento.

Agência CNPq - O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) possui linhas de investimento para formação de recursos humanos e fomento à pesquisa. O órgão concede bolsas de estudo no país e no exterior para estudantes de graduação, aperfeiçoamento, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Ao contrário da Fundação Capes, a administração das bolsas de estudo é realizada pelos docentes-pesquisadores.

O CNPq divulga a quota de bolsas de estudo disponível anualmente e os docentes apresentam seus projetos de pesquisa com o número de bolsas necessário à execução dos projetos. Cabe aos cômitês assessores do CNPq julgar o mérito dos projetos e consequente distribuição de bolsas. Para os estudantes de graduação, existe o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), que é administrado pelo Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação e obedece a uma sistemática operacional específica. O CNPq ainda possui programas de apoio a pesquisadores e eventos científicos desenvolvidos pelas instituições de ensino superior e pelos institutos de pesquisa nacionais.

Monitoria - A UnB, visando ampliar a participação dos alunos nas atividades e incentivar o seu interesse pela docência e pela pesquisa, criou o Sistema de Monitoria. A monitoria é uma modalidade específica de ensino-aprendizagem estabelecida dentro do princípio de vinculação exclusiva às necessidades de formação acadêmica do estudante.

Na pós-graduação existe a monitoria do mestrado e a de doutorado, gerenciadas pelo Decanato de Pesquisa e Pós-graduação. A seleção dos monitores depende, dentre outros critérios, do rendimento escolar do aluno. As atividades desenvolvidas pelo monitores são supervisionadas pelo professor da disciplina.

A monitoria pode ser remunerada ou não. Quando remunerada, não é permitido gerar qualquer vínculo empregatício entre o estudante e a universidade. Ao monitor, após conclusão com aproveitamento das atividades e a homologação do relatório pelo Colegiado do Curso, serão concedidos dois créditos pela atividade, registrados no histórico escolar.

Biblioteca Central - Localizada na maior praça do Campus Universitário Darcy Ribeiro, com área de 16.200 m², tem por finalidade oferecer a infraestrutura bibliográfica necessária às atividades de ensino, pesquisa e extensão da UnB. O acervo da biblioteca é constituído por 1.449.990 exemplares de 349.325 títulos (dados de 2009). Site: www.bce.unb.br.

Centro de Informática (CPD)-  O CPD centraliza o processamento eletrônico de informações acadêmico-administrativas, apoia as atividades de pesquisa desenvolvidas na UnB e proporciona orientação a professores e alunos na utilização de recursos de informática. Por intermédio dos seus serviços de planejamento e desenvolvimento de sistemas, de operação e de planejamento e pesquisa, oferece aos alunos da UnB estágios curriculares, palestras, cursos, visitas programadas e bolsas de trabalho. Site: www.cpd.unb.br.

Editora UnB - Com uma linha editorial que visa publicar obras de interesse cultural e científico, a Editora da UnB vem cumprindo, desde a sua criação, em 1961, os objetivos estabelecidos no Plano Orientador da Universiversidade de Brasília. A Editora da UnB já publicou mais de mil títulos, com uma tiragem total da ordem de 1,3 mil de exemplares.

Moradia Estudantil - A UnB possui um bloco na Colina, com 72 vagas, para alunos de pós-graduação. Os apartamentos possuem um mobiliário mínimo, sob responsabilidade dos moradores e, nas áreas comuns, existe uma cantina. Devido à reduzida oferta de vagas por semestre, os alunos são submetidos a um processo de seleção, com critérios previamente definidos. Após a seleção, os estudantes de pós-graduação, de ambos os sexos, regularmente matriculados, constam de uma lista, cuja prioridade é dada aos alunos residentes fora do Distrito Federal.

Restaurante Universitário (RU) - Localizado entre o Instituto Central de Ciências (ICC) e o Instituto de Artes, o Restaurante Universitário (RU) recebe, por dia, uma média de duas mil pessoas. O RU atende a toda a comunidade da UnB para almoço e jantar. As refeições são preparadas sob a orientação de um profissional nutricionista e o sistema de atendimento é do tipo self-service. Site: www.unb.br/ru.