imagem panoramica

Turismo


Uma das conseqüências da estabilidade econômica no Brasil foi o desenvolvimento do turismo. Com isso, o trânsito de pessoas aumentou internamente e para o exterior, o que causou a ampliação do mercado de trabalho nas diversas atividades relacionadas ao turismo.

Perfil
É importante que o estudante que deseja ingressar no curso de Turismo se identifique com as disciplinas relacionadas às áreas de economia, biologia, pedagogia, entre outras.

Mercado de Trabalho
A graduação em Turismo abre um leque de oportunidades profissionais. O bacharel pode atuar em diversas áreas: empresas aéreas, hotéis, parques temáticos, agência de viagens. Pode, ainda, trabalhar no setor público, atuar como pesquisador, consultor e como empreendedor no setor.

O curso na UnB
A graduação em turismo da UnB é resultado de um consórcio que reúne cinco unidades acadêmicas – Centro de Excelência em Turismo (CET), Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação (FACE), Instituto de Ciências Biológicas (IB), Instituto de Ciências Humanas (IH) e Faculdade de Educação (FE).

O curso não enfoca apenas a prática, mas também os fundamentos teóricos, abordando, entre várias temáticas, os princípios da sustentabilidade econômica, social, cultural e ambiental.

Isto porque o objetivo é formar alunos capazes de compreender como funcionam as diversas unidades que integram a área do turismo, preparando os futuros profissionais para atuar em hospedagem, gastronomia, cultura, lazer, políticas públicas, eventos e outras.

Durante a graduação, os alunos estudam história (papel da história no turismo), geografia (compreender e conhecer o espaço, lugares), pedagogia, biologia (estudar o meio ambiente), administração (gestão da empresa). Além disso, aprendem marketing, legislação e economia.

A cada dois semestres os estudantes realizam projeto integrador, direcionado ao mercado ou à academia. Os alunos precisam cursar dois semestres de estágio.

Infraestrutura
O curso de turismo dispõe de vários laboratórios das unidades consorciadas: economia, administração, biologia, história, geografia, pedagogia e o Centro de Excelência em Turismo, com o laboratório de informática.

Saiba Mais
Habilitações: Bacharelado
Unidades Acadêmicas: CET, FACE, IB, IH e FE
Campus: Plano Piloto
Turno: Diurno
Vagas por semestre: 30
Número de semestres: 8 (mínimo) / 14 (máximo). Recomendado: 10
Site: www.cet.unb.br
Telefones: (61) 3107 5989 / 5990