imagem panoramica

Gestão Ambiental


O que é o curso?
O curso de Gestão Ambiental tem como objetivo estudar o funcionamento do meio natural, especialmente o Cerrado, e as diferentes formas de apropriação humana da natureza (e sua relação com ela) e seus recursos, buscando formar profissionais com visão interdisciplinar sobre o meio ambiente e a necessidade de sua preservação, conservação, proteção e uso sustentável.

Duração do curso
4 anos.

Qual é o perfil profissional?
Este curso oferecerá grandes desafios e oportunidades para aqueles que pretendem lidar profissionalmente com o desenvolvimento sustentável das atividades humanas.
O graduando deverá ser capacitado, científica e analiticamente, para estudar, diagnosticar, gerar dados e propor soluções relacionadas a impactos ambientais causados por atividades humanas (atividades agropecuárias, instalação de empreendimentos industriais e agrícolas, obras de infra-estrutura, entre outras), além de propor alternativas que melhorem a qualidade do meio ambiente e as condições de vida (saúde, saneamento básico, lazer educação etc).

Área de atuação
Diagnosticar, gerar dados e propor soluções para os problemas ambientais e para exploração sustentável de recursos naturais, utilizando a visão interdisciplinar e conhecimentos científicos e tecnológicos nas áreas humanas e biológicas. Reconhecer e definir, através de metodologias participativas, os problemas sócio-ambientais existentes nos processos produtivos, nos conflitos pelo acesso e uso dos recursos ambientais e nas demais questões que implicam em relações com o ambiente. Avaliar, propor, decidir e intervir em cursos de ação, a partir de processos de gestão participativa, em que se evidenciam as relações, inter-relações e contradições observadas nos processos produtivos, conflitos pelo acesso e uso dos recursos ambientais e nas demais questões que implicam em relações com o ambiente. Compreender as inter-relações entre as múltiplas dimensões do conhecimento e da realidade que afetam a dimensão ambiental dos processos produtivos, que geram conflitos pelo acesso e uso dos recursos ambientais e as demais questões que implicam em relações com o ambiente ao se buscar estruturas sociais sustentáveis. Atuar em grupos interdisciplinares, desenvolvendo ao mesmo tempo a autonomia e o espírito de trabalho em equipe, proporcionando um aprendizado contínuo, compartilhado e abrangente por toda a organização e/ou projeto. Compreender de maneira aprofundada as questões ambientais dentro das organizações, buscando inovações nos modelos de gestão ambiental a serem implementados.

Mercado de trabalho
Os profissionais formados deverão estar preparados para lidar com os conflitos gerados pela atuação do ser humano no meio ambiente. Essencialmente serão formados “gestores do meio ambiente e dos seus recursos”, que poderão atuar no gerenciamento de conflitos (públicos e privados) resultantes do uso desses recursos.
Estes profissionais serão preparados para formular propostas de Gestão Ambiental, incluindo temas como: planejamento ambiental, exploração sustentável dos recursos naturais, mitigação na exploração de ecossistemas, análises de riscos ambientais, recuperação e manejo de áreas degradadas, gerenciamento da legislação ambiental e elaboração de estudos ambientais (Estudos de Impacto Ambiental, entre outros).
O Bacharel em Gestão Ambiental poderá atuar em entidades públicas (nas três esferas de governo), junto a empresa do setor privado (agronegócio, cooperativas, indústria e serviços), entidades não governamentais (ONGs) e do terceiro setor, relacionadas com questões ambientais. Poderão também responder a demandas de ensino, pesquisa e treinamento em instituições públicas e privadas.

Saiba Mais
Habilitações: Bacharelado
Campus: Planaltina
Turno: Noturno
Vagas por semestre: 20
Número de semestres: 7 (mínimo) / 14 (máximo). Recomendado: 8
Site: www.unb.br/fup/
Telefone: (61) 3308 5185