imagem panoramica

Engenharia de Software


O que é o curso?
A Engenharia de Software é uma área do conhecimento da informática voltada a especificação, desenvolvimento e manutenção de sistemas de software aplicando tecnologias e práticas de ciência da computação, gerência de projetos e outras disciplinas, objetivando organização, produtividade e qualidade.

Essas tecnologias e práticas englobam linguagens de programação, bases de dados, ferramentas, plataformas, bibliotecas, padrões, processos e a questão da Qualidade de Software. Os fundamentos científicos para a Engenharia de Software envolvem o uso de modelos abstratos e precisos que permitem ao engenheiro especificar, projetar, implementar e manter sistemas de software, avaliando e garantindo suas qualidades. Além disso, a engenharia de software deve oferecer mecanismos para se planejar e gerenciar o processo de desenvolvimento.

A engenharia de software se concentra nos aspectos práticos da produção de um sistema de software, enquanto a ciência da computação estuda os fundamentos teóricos dos aspectos computacionais.

Qual é o perfil profissional?
O engenheiro de software deve possuir habilidades com raciocínio lógico e matemático bem desenvolvidas. Já que a área muda com muita rapidez, precisa ter gosto pela inovação e capacidade de atualizar-se continuamente. Deve ter bom entrosamento para trabalhar em equipe e visão holística do mundo, sociedade e suas dinâmicas. O profissional deve ter organização e persistência, além de capacidade para enfrentar novos desafios e expandir as fronteiras do conhecimento na área.

Duração do curso
5 anos.

Área de atuação
Engenheiros de softwares têm mercado para o desenvolvimento de software em nível profissional, nos mais diversos ramos. Confira alguns exemplos de atuação
- Desenvolvimento de bancos de dados,
- Desenvolvimento de programas técnico-científicos,
- Desenvolvimento de software para palmtops e smartfones,
- Desenvolvimento de software para sistemas eletrônicos embarcados,
- Desenvolvimento de jogos e de programas educativos,
- Desenvolvimento de sistemas de gerenciamento,
- Desenvolvimento de sistemas de apoio à medicina,
- Administração de empresas,
- Ensino (médio e superior).

Mercado de trabalho
Desde trabalho autônomo até em grandes multinacionais. O engenheiro de software tem espaço em empresas de todos os tamanhos, públicas e privadas. Há grande procura por esses profissionais no mercado e Brasília é, atualmente, a segunda maior produtora de software do Brasil.