imagem panoramica

Ciências Naturais


O ensino de Ciências para crianças e pré-adolescentes exige do professor conhecimentos em Biologia, Química, Física e Matemática. Antigamente, por conta da dificuldade no acesso à informação, o profissional precisava escolher uma dessas áreas para se aprofundar. Hoje, porém, quem trabalha nas séries finais do ensino fundamental e no médio deve ter uma visão integral das Ciências. Essa noção de conjunto é essencial para garantir o aprendizado dos alunos.

Perfil


O licenciado em Ciências Naturais deve ter desenvolvido ao final de curso a capacidade de atuar como professor nas séries finais do Ensino Fundamental e de  Ensino Médio; adotar estratégias de ensino diversificadas a partir da visão crítica de ensino de Ciências e das diversas abordagens  pedagógicas; desenvolver competências cognitivas que viabilizem a  relação aluno-professor,  aluno-aluno e professor-professor e estabelecer um  diálogo permanente entre as áreas das ciências naturais e também com as outras áreas do conhecimento facilitando a  interdisciplinaridade.

Mercado de Trabalho


O Licenciado em Ciências Naturais pode atuar: Como professor de Ciências Naturais nas  séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio da Rede Pública ou Privada; na elaboração, execução, coordenação e avaliação de projetos; em cargos técnicos ou em funções administrativas; em ensino não formal e na pesquisa.

O curso na UnB


O curso de Licenciatura em Ciências Naturais prioriza a formação de competências e a coerência entre a formação oferecida e a prática esperada do futuro docente. Atendendo a estes princípios, o curso conta com fluxograma organizado de tal forma que possibilita a integração entre as disciplinas pedagógicas (formação docente) e as disciplinas da Área de Ciências (Química, Física, Biologia e Geologia).

Infraestrutura

O prédio central denominado de Unidade Acadêmica (UAC) oferece instalações modernas para biblioteca, salas de aula, laboratórios de Informática, laboratórios de Química, laboratório de Artes, laboratórios de Biologia e auditório 1. No prédio anexo funciona a administração da faculdade, auditório 2, lanchonete, sala de
professores, laboratórios de pesquisa e dois laboratórios multidisciplinares de Geologia e Física. No outro prédio, denominado de Unidade de Ensino e Pesquisa (UEP), consta de duas salas de aula, vinte e quatro salas de professor, laboratórios de Informática, dois laboratórios de Ensino de Ciências, uma Litoteca e laboratório de Alimentos. No total, a Faculdade UnB Planaltina possui 30 hectares na entrada de Planaltina - DF.

Saiba mais

Habilitação: Licenciatura
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Campus: Planaltina- DF
Turno: Diurno e Noturno
Vagas por semestre: 80 (40 + 40)
Número de semestres: 7 (mínimo) / 18  (máximo)
Recomendado: 8 (diurno) e 9  (noturno)
cnaturaisdiurno@unb.br ; cnaturaisnoturno@unb.br
Telefone: (61) 3107 8002 / 8003 / 8007